Monday 22 December 2008

Analisando Suplicantes.



Suplicantes, como o próprio nome já sugere, trata-se de uma tragédia. Mas entre as várias existentes, esta especificadamente, é de autoria de Eurípedes, escritor de tragédias grego que viveu por volta de 480 e 406 a.C. Como 'qualquer' tragédia grega que se preza, já inicia com um certo clímax; no caso, a ida do Rei de Argos até Atenas com as mães dos heróis argivos, para pedir ajuda ao Rei Teseu; e que durante apresenta outros picos trágicos (esses quase sempre ligados à desobediência dos mortais em relação a um oráculo ou a um deus); observado no mtivo que levou os argivos a combaterem Tebas e perder seus heróis.

Dentro da obra, tabém pode ser observado, que quase tudo, de bom ou de ruim, vem a girar em volta de um mal ocorrido; exemplificado na tentativa de buscar/recuperar os corpos dos heróis mortos. De forma a resumir, Suplicantes, passa uma moral típica das tragédias, sendo esta algo do estilo: "mesmo ungido divinamente, um mortal/semi-mortal não vem a ser um deus, logo não deve desafiar algum dos deuses".

Portanto levo a concluir que trata-se de uma tragédia primorosa, com abundância em trechos extremamente voltados para a concepção grega de 'fé' e do 'homem'.

No comments: