Friday 24 April 2009

Dogmas.

É, você vive no mundo bonito, você tem de tudo, pais bons e satisfeitos com a vida, e a tão querida amada namorada. Claramente você terá a graça de viver bem.
É, você nasceu na esbórnia, maldito filho de uma meretriz qualquer, do pai nem sabe as feições. Certamente você será o novo cafetão, nas drogas e nas sargetas jogado.
Tolo o dogma, tolo o determinado. Pobre Zola com seus limites sociais, suas falhas majestrais. Caia por terra toda e qualquer dessas mentiras. Apenas mais um que desmerece o indivíduo, desmerece um coletivo.
Se teu pai é bom, tu o serás. Agora: Define bom. Se teu pai é mau, tu o serás. Pois que seja, define mau.
não o consegue?
não a todos convem-se?
Ah! Que baseia-se no errar e no acertar, nem sabes o que é, mal ou bem percebe o que é moral e nela confundes o ético.
quer saber?
Apenas seja Alguém* para variar.
nem homem, nem mulher*

2 comments:

Thiely de Assis said...

É bom ler sobre ética e moral. É bom encontrar textos que mostrem que o escritor soube diferenciar tão bem a ética e a moral, assim, deixando diante de nossos olhos um texto coeso, onde podemos acessar as idéias do escritor e formular idéias próprias, conceitos nossos.
Gostei muito desse texto. Não só me fez pensar, como me fez lembrar de cenas onde a ética e a moral de extinguiram e em seus lugares restaram a generalização e rotulação por partes de pessoas desinformadas.

Lembrei de um caso interessante:
A secretária do Marcos Valério, quando se pronunciou sobre o esquema do mensalão e tudo mais, Foi anti-ética?

Me perguntando isso, cheguei à dois pontos;
Omitir e compactuar com a corrupção também não é exercer ética e a moral. Mas vejamos:

1 - Ela, ao se pronunciar contra o seu empegador, teve uma falha como profissional. Podemos dizer que ela foi imoral.
2 - Ao mesmo tempo que não aceitou a corrupção e se pronunciou contra ele, exerceu seu papel de cidadã brasileira, lesada pela corrupção. Sendo assim, podemos dizer que ela foi ética.

é importante dizer que ela foi ética por sorte, já que foi coagida e se pronunciou oito meses depois da recisão empregatícia. Com isso, perante as leis que regem, ela é considerada uma profissional ética.


(viagem ._.)

more one marketing's game. said...

Eu ia falar que nem essa menina, que é bom ver alguém que sabe diferenciar ética de moral, mas vi que tô atrasado. Merda. :~
Enfim, tá foda, Ju. *-*
Foda mesmo. Quando eu crescer, vou ser que nem você.

(L)